sábado, 10 de agosto de 2013

Viação Cometa celebra seus 65 anos com um Flecha Azul restaurado


Esta é a novidade que a Viação Cometa vai revelar em breve: o último CMA Flecha Azul sobrevivente na empresa foi totalmente restaurado às condições de 1999, o ano em que foi fabricado. Trata-se do carro 7455, modelo Flecha Azul VII, agora rebatizado Flecha Azul LXV (em alusão aos 65 anos da Viação Cometa) e equipado com o motor Scania K113.

Este blog já havia informado em 2010 e agora, passados três anos, finalmente, a restauração deste carro terminou!

As imagens do ônibus restaurado às características originais foram publicadas no site Ônibus Brasil e podem ser vistas aqui. No mesmo álbum estão fotos do processo de restauro.

A empresa vem postando diariamente em sua página no Facebook fotos de detalhes do veículo restaurado, mas guardando mistério sobre o que se trata. Pelo que já foi revelado, o Flecha fará 65 viagens comemorativas.

O "novo" Flecha Azul LXV procura resgatar todas as características originais do modelo, como a pintura e as poltronas de couro vermelho, porém possui algumas modificações. A mais visível delas é a instalação de um ar condicionado ecológico, perceptível por uma entrada de ar lateral no bagageiro e em razão de as janelas aparecerem seladas. Reforma anterior já havia instalado um toalete no padrão Marcopolo, e substituído as rodas originais.

Os veículos Flecha Azul foram fabricados pela própria Cometa, através da subsidiária CMA, entre 1983 e 1999, e eram inspirados no modelo Ciferal Dinossauro, lançado em 1972, também de uso exclusivo da empresa. Com carroceria de alumínio, tinham a pintura em metal escovado, azul e creme e, como sinais distintivos, o nome da empresa pintado à mão, um cometa iluminado na traseira e as poltronas em "couro legítimo" vermelho.

Em 2000 a Cometa iniciou a produção de um novo modelo, o CMA Cometa, conhecido popularmente como Estrelão. Mas a empresa foi vendida ao grupo JCA e a fabricação de ônibus próprios foi encerrada. Os últimos Flecha Azul, fabricados entre 1996 e 1999, foram aposentados em 2010. Com a pintura e o acabamento originais, deixaram de circular em 2008.

Este é o único veículo "clássico" que a Cometa possui. Outros veículos antigos, como o GMC Coach "Morubixaba", o Ciferal Turbo Jumbo e o Dinossauro são preservados pela família Mascioli, ex-proprietária da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...