quinta-feira, 17 de maio de 2012

Erro na camisa nova do Corinthians

A Nike lançou um novo uniforme para o Corinthians que conta com uma marca d'água com o mapa do Estado de São Paulo estilizado. A ideia é reproduzir na camisa o padrão de calçadas utilizado na cidade de São Paulo, uma espécie de marca registrada do município.

O problema é que a execução foi equivocada! O padrão foi desenhado de forma diferente do desenho tradicional, fazendo com que o mapa apareça na posição correta e também invertido.


É possível que o desenho tenha sido ligeiramente modificado a fim de evitar problemas de direito autoral com Mirthes Bernardes, artista plástica que criou o desenho de calçamento num concurso realizado pela Prefeitura de São Paulo em 1966.

Mas, para mim, o mais provável é que tenha sido uma bobeada do designer da Nike. Ele desenhou apenas uma linha de mapas e repetiu o desenho destas, fazendo com que surgissem os mapas invertidos. Caso tivesse criado duas linhas de mapas como desenho base (o positivo e o negativo) e as repetisse não teria cometido esse erro.

Esse erro alguns pedreiros às vezes cometem quando vão assentar as lajotas e acabam reproduzindo um padrão errado no passeio público.

Nessa nossa tese, a camisa foi aprovada pela empresa e pelo clube que fizeram vista grossa ou foram absolutamente distraídos. Ou nunca andaram a pé em São Paulo!

5 comentários:

  1. Acho que o problema é apenas estético. Na aplicação do modo "certo" conforme vcs. situam, se formariam listras diagonal do desenho, que na certa a Nike nao achou de seu interêsse e optou por listas na vertical.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei tosco. Seja por problemas de direitos autorais, seja por estética, se não pode usar uma obra como um todo, então que não use nem um pedaço dela. Acabou com a referência. E o pior é que não tem uma pessoa do clube pra acompanhar isso? Horrível.

    No final, eles fazem mais referência às calçadas de Copacabana do que as de São Paulo.

    Vergonha.

    ResponderExcluir
  3. Isso pode entrar para as pérolas de Criação e Design.

    Eu não sei quem é pior, a Nike, que imprimiu uma camiseta errada, ou o clube, que não passou a arte certa. Só sei que tem um erro e ele é bem feio. Também acho muito provável que nenhum responsável pelo trabalho se atentou ao detalhe. tenho amigos que trabalham com confecção e esta é uma arte muito difícil de ser encontrada pronta. Mas um designer competente certamente teria feito algo muito bom.

    Seja por direitos autorais, seja por estética, o que eu acho é que se vai usar somente um pedaço da arte é melhor não usar nada. No final o serviço foi esse aí, uma arte tosca e, no fim das contas, a referência que se tem é essa daí, que quando olhada com mais atenção lembra mais as calçadas de Copacabana do que as de São Paulo.

    Lamentável.

    ResponderExcluir
  4. Tá na cara que é mais um caso de puro desconhecimento sobre o assunto - design. Profissionais incopetentes para lidar com o assunto! Patético, seja da Nike ou do próprio Sport Club Corinthians Paulista. Sem palavras.

    ResponderExcluir
  5. Tudo o que é feito por este clube é feito "nas coxas". É conhecido no jargão desportivo como o "Faz-me rir"!

    ResponderExcluir

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...