terça-feira, 23 de novembro de 2010

Vai sobrar algum Flecha Azul para contar história?

Notícia que circulou no Ver, Viver e Rever (exposição anual de ônibus antigos organizada pelo Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, no Memorial da América Latina, em São Paulo), realizado nos dias 21 e 22 de novembro é surpreendente: após vender, a preços baixos, quase todos os veículos Flecha Azul, lendário modelo de ônibus fabricado em alumínio durante quase trinta anos, a Viação Cometa decidiu restaurar um deles para guardar em seu acervo.

O ônibus escolhido foi o de prefixo 7455, fabricado em 1998 pela CMA, uma empresa subsidiária da Cometa, sobre a plataforma Scania K-113, aliás, o último chassi dessa série que a empresa utilizava desde 1991.

Até então, imaginava-se que nenhum exemplar do histórico modelo utilizado pela Cometa até a sua reestruturação, quando adquirida da família Mascioli pelo grupo JCA, seria preservado pela companhia.

O engraçado da história é que a Cometa havia reformado seus ônibus Flecha Azul remanescentes, e pouco a pouco começou a retirá-los de circulação, dando lugar aos Marcopolo, de motorização Mercedes-Benz e configuração mais moderna (saiba mais aqui). O carro número 7455 foi um desses reformados: seus bancos originais de couro vermelho foram substituídos, a placa acrílica com o desenho reflexivo de um cometa fora removida da traseira, a grade dianteira fora alterada e a pintura antiga, em creme, azul e prata, com letras escritas à mão, à moda antiga da transportadora, também não existiam mais. E foi instalado um toalete no padrão da Marcopolo. Além disso as rodas e pneus Pirelli não são as originais.

Ele está assim...



E precisa ficar assim...



Pelo que se contava entre os presentes no encontro de ônibus antigos Ver, Viver e Rever 2010, a Cometa passou a entender importante guardar um veículo antigo original em seu acervo, para defender a tradição da empresa, que é um de seus principais pontos junto aos consumidores.

Se essa acertada decisão de preservar um veículo da frota antiga original para a coleção ou acervo da empresa tivesse sido tomada há pelo menos dois ou três anos, haveria ônibus intactos para isso, e não seria necessário reformar um ônibus novamente. Aliás, uma boa pergunta é saber se a empresa ainda possui as peças e objetos necessários para fazer o "downgrade" em seu carro.

O que resta é aguardar.

ATUALIZAÇÃO
Desde setembro de 2012 todos os CMA Flecha Azul que ainda restavam na empresa foram retirados das linhas regulares. O carro número 7455 ainda está longe de ter sua restauração (que começou em 2010) concluída.

9 comentários:

  1. Eu divulguei a notícia da restauração do 7455 na VVR, obtida junto a um amigo que trabalha para a Cometa.

    abs.
    Adalberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ten um cidadao que loco por esse onibus nao pode ver um que treme ja trbalhou na cometa e meu amigo o apelido dele na cometa era pudin de cachaca ( jose dos santos)

      Excluir
    2. ah muito viagei de curitiba a sao paulo nos dinosauros e flexa azul super onibus tive uma agencia de turismo onde tinha 3 dino saudades

      Excluir
    3. Ola, tenho um dinossauro 1977, transformado em Motor Home. Gostaria de saver se alguem sabe onde encontro peças usadas desses modelos,
      dickson@dickmotos.com.br

      Excluir
  2. Vendo a matéria sobre o fim dos flechas e essa agora, me lembrei do assalto ocorrido a uma transportadora de valores em SP ocorrido em 2012, não lembro a data. Os assaltantes usaram um ex-COMETA, sem as inscrições apenas a pintura em creme, azul e prata. O Ônibus foi modificado bancos tirados e fundo modificado. Não sou um busólogo totalmente fanático mais sei que esse cometa usado no assalto poderia ser adquirido por um colecionador e reformado.

    ResponderExcluir
  3. Sou afixionado pelos modelos fabricado pela cometa,é uma pena terem saido de circulação.

    ResponderExcluir
  4. Sou motorista carreteiro teve uma época q pensei em entrar na cometa só pr tr o praser d dirigir um flecha azul,ms quando resolvi ja era tarde estavão saindo d circulação.

    ResponderExcluir
  5. Viajei de flecha azul de 1989 até 1991 no trecho são paulo-campinas (estudava engenharia na unicamp)...bons tempos...os carros pequenos dando passagem para o cometão....

    ResponderExcluir
  6. o Flecha Azul restaurado vai voltar a roda esse ano.
    Ele vai fazer algumas viagens e depois vai se aposentar definitivamente.

    ResponderExcluir

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...