terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Adidas e suas duas marcas

Em 1972, a Adidas, marca alemã de artigos esportivos, lançou como logotipo uma folhinha com três cortes horizontais, representando as famosas três litras, que já eram símbolo da empresa desde 1949 (costuradas nas laterais das chuteiras para identificá-las). Esse logotipo ficou conhecido como Trefoil.

Era uma marca forte, porque identificava com facilidade a empresa, sozinha, sem a necessidade de nenhuma inscrição por extenso de seu nome. E evitava a pirataria de materiais com três listras, mas que não eram da Adidas.

O Trefoil reinou absoluto estampando tênis, agasalhos e uniformes de futebol até 1994. Às vésperas da Copa do Mundo dos Estados Unidos, a folhinha desapareceu, sendo a marca representada unicamente pela palavra Adidas por extenso. O Trefoil ficou escondido, aparecendo somente nas etiquetas dos produtos.

Pouco depois, em 1996, a Adidas lançou seu novo logotipo: três listras em ascendente na diagonal, compondo um conjunto triangular. Não era propriamente novo, mas uma representação das suas famosas três listras da forma que apareciam nos calçados.



Mas o tempo foi passando e a marca antiga não desapareceu completamente. O Trefoil continuou vivo, e foi reabilitado nas linhas Sport Heritage Division e Adidas Originals, uma espécie de coleção retrô e fashion, com produtos mais "descolados", que vão desde artigos que imitam os antigos até os ultra-modernosos para não fazer feio numa rave ou numa festa clubber.

O Trefoil, no Brasil, é o símbolo de uma era em que no futebol quase todos os times, dos grandes aos pequenos, tinham seus uniformes fabricados pela Adidas (e patrocinados pela Coca-Cola). As camisas de futebol dessa época são objeto de culto entre torcedores e colecionadores. Chegam a valer centenas de reais.

Daí, talvez, a simpatia tão grande por aquela simples folhinha.

A Adidas não conseguiu se livrar dela, e foi obrigada a reabilitá-la.

E eis que na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo surge a Adidas como patrocinadora. E no cartaz oficial do evento, surge o velho Trefoil azul representando a empresa alemã.



Definitivamente, a velha marca está mais viva do que nunca, e representa com muito mais força a Adidas do que o logotipo que a substituiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...