terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dois aniversários

Neste mês de setembro de 2009 irei comemorar dois aniversários muito especiais.

Falarei primeiro do Instituto Federal de São Paulo. Trata-se da quarta denominação de uma instituição de ensino que completará, no dia 23, 100 anos de existência, e que até pouco tempo era chamada de Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. O nome original dele era Escola de Aprendizes Artífices de São Paulo, mas o nome que o tornou conhecido como celeiro de grandes estudantes era Escola Técnica Federal de São Paulo.



A Federal foi a minha escola entre 2000 e 2002. A ela devo muitíssimo do que sou. Conheci bons e maus professores e fiz grandes amizades, das quais sinto bastante falta, mas procuro manter contato com boa parte dessas pessoas, seja pelo Twitter, seja pelo Orkut.

Aprendi a conviver com greves, com a estrutura nem sempre adequada, batalhas de servidores e sindicatos com o governo tucano de Fernando Henrique. Fiz almoços animados com pizza e hamburguer no Shopping D, visitei o Museu dos Transportes Públicos ali ao lado, andei de metrô e comecei a me sentir independente. Freqüentei um verdadeiro campus universitário, bem equipado e, ao sair, vi muitos colegas irem para USP, Unesp, Unicamp e ITA.

O outro aniversário a ser comemorado é o do Departamento Jurídico XI de Agosto. Entidade estudantil dos acadêmicos de Direito do Largo de São Francisco, desde 9 de setembro de 1919 presta assistência judiciária, advogando e orientando pessoas pobres de São Paulo, que não possuem condições de pagar advogados.

Amanhã, o DJ (dê jota), como é carinhosamente conhecido, completará 90 anos de existência. Destes 90, tenho a honra e a alegria de ter participado de 5. Entrei no segundo ano do curso, e agora, quase um ano após a formatura, lá ainda permaneço.



Amizades, amores, frustrações, desejos, tristezas, conquistas, vitórias, realizações, missões cumpridas, todas essas palavras traduzem a batalha diária de manter aquela estrutura funcionando para os mais de dois mil clientes e duzentos estagiários que ali circulam. E também a minha relação com esse lugar tão incrível.

Não há muito mais o que deva ser dito que muitos dos leitores assíduos do Transcendentes já não saibam. Porque boa parte deles são grandes amigos que fiz e carrego comigo, de lá de dentro. Assim como o Daniel, meu amigo criador deste blog.

Feliz aniversário para a Federal, o DJ XI de Agosto e para quem mais fizer aniversário neste mês de setembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...