sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gugu: ingratidão com o Patrão?



Com essa história de que o apresentador Augusto Liberato está se transferindo do SBT, onde está há 27 anos, para a Record, muitas polêmicas se levantaram. A maior delas, a de que Gugu estaria sendo ingrato com o homem que o revelou.

Quase todo mundo sabe que o Gugu chamou a atenção de Silvio Santos porque lhe escrevia constantemente sugerindo idéias para seu programa de televisão. Assim, ainda muito jovem, foi contratado e começou a trabalhar na produção do quadro Cidade Contra Cidade, ainda na Tv Tupi, onde tornou-se grande amigo de Homero Salles. Depois de alguma incerteza em ser ou não um homem de televisão, Gugu formou-se em jornalismo e virou repórter e, depois, apresentador no SBT.

Mas poucos sabem com detalhes que em 1988 a Globo contratou Gugu para apresentar um programa aos domingos. Desde que Silvio Santos deixara a Globo nos anos 70, a liderança de audiência dominical nunca mais foi da emissora carioca, e ela queria mudar esse panorama.

Naquele ano, Silvio estava com problema sério na voz e temia ter que se aposentar. Pensando nas conseqüências da contratação de Gugu pela Globo, e preocupado em perder um jovem valor que poderia, em sua visão, tornar-se seu sucessor aos domingos, foi até a casa de Roberto Marinho e conversou diretamente com ele. Assim, acertou os pontos, pagou a rescisão milionária do contrato e Gugu voltou. Silvio não via em Gugu apenas um rapaz de talento, mas também de bom caráter, vindo de família honesta e humilde. A Globo teve Gugu em seu cast por menos de um mês, tendo toda a reviravolta ocorrido em fevereiro de 1988.

Para ter Gugu de volta, o Homem do Baú deu metade do seu tradicional Programa Silvio Santos a Gugu, que começou pelas manhãs assumindo o Passa ou Repassa, que até então era apresentado por Silvio, no horário do extinto Domingo no Parque, e também conduzindo a nova versão do Cidade Contra Cidade. Antes, fez um "estágio" como uma espécie de secretário do Silvio durante programas inteiros (é famosa a cena dos dois juntos no Roletrando), exceto no Show de Calouros, palco no qual somente Silvio pisava.



Silvio Santos ficou quatro semanas fora da televisão, tratando seu problema nas cordas vocais. Na volta, explicou ao vivo em seu programa que, se perdesse o "menino" para a Globo, em breve o povo se acostumaria com ele e, o SBT, que também não iria mais contar com o próprio Silvio, que iria se aposentar em poucos anos, perderia sua tradicional força nos domingos.

Mas Silvio não se aposentou. Gugu se consolidou e ganhou cada vez mais tempo para seu programa, prestígio e dinheiro. A Globo resolveu a questão dos domingos trazendo Fausto Silva da Bandeirantes, reforçado com todo elenco de novelas da emissora à disposição do apresentador.

Porém, o que está acontecendo hoje é exatamente o que Silvio Santos temia que ocorresse em 1988. Ele, a quem Gugu já chamou de seu "mestre", está com 78 anos, e é consciente que sua carreira vai chegando ao fim, apesar de ainda ter fôlego, disposição e vitalidade para conduzir seu auditório. Nesse momento, perder Gugu não é só perder o "menino". É perder aquele em quem apostou durante todo esse tempo, tirando-o da Globo e dando-lhe metade de seu programa.

É como um soldado treinado por um país, mas que, quando chega a guerra, vai lutar com o adversário.

Essa é a opinião de muitas pessoas que acompanham com atenção a onda de notícias que mais mexe com a televisão na atualidade.

Adendo: Gugu assinou com a TV Record no dia 25 de junho de 2009, e a partir de então muitos telespectadores passaram a externar sua decepção e descontentamento por isso. Veja, por exemplo, o texto escrito em forma de uma carta "assinada" por Silvio Santos ao seu ex-pulilo.



*postagem original em 17/6/9, republicado com ampliações em 26/6/9

9 comentários:

  1. Daí o grande medo do SS vender a Record para os 'bispos'. É uma questão complicada, envolve dinheiro, um pouco de ego, desafio. O Gugu já pagou financeiramente o SS. E na questão da amizade e gratidão, também, ao ficar em 88, num momento onde o SS não tinha outro substituto. Apesar de que, atualmente, ele não tem substituto dentro do SBT. E nem fora. O Gugu é o último apresentador do estilo Silvio Santos de ser.

    ResponderExcluir
  2. É UMA PENA, PENA NÃO DE gugu SE TRANSFERIR PARA RECORD, PENA QUE A IDA DELE PARA ESSE CANAL, IMPLICA EM NECESSIDADE DE MAIS ARRECADAÇÃO NOS TEMPLOA, E MAIS ARRECADAÇÃO SIGUINIFICA MAIS FOME ENTRE OS FIÉIS, QUE ENTREGAM TUDO QUE TEM NAS IGREJAS. É UMA PENA

    ResponderExcluir
  3. Era muito Sérvil, era muito bajulador, já foi tarde, o Silvio Santos, tem nome a sua altura, no passado talvéz fizesse falta, más, com a nova geração de apresentadores, rede de Sílvio Santos.

    ResponderExcluir
  4. Era muito servil, era muito bajulador, sem a menor hanradez. e além do mais seu programa já estava decadente, desde sua "armação" onde dois atores se passavam por bandidos, e faziam ameaças a família de um outro apresentador, que seu programa caiu em qualidade e honestidade. vai demorar para "pegar" na Record. Tanta servilidade, tanta bajulação para conseguir ser o "herdeiro" dos palcos no SBT, e agora desfez seu próprio castelo de areia.

    ResponderExcluir
  5. Agora com a saída de Gugu para Record, o apresentador devia reativar a banheiro e os flashs que dava por baixo das moças, em trajes infímos de banho. está no lugar certo.

    ResponderExcluir
  6. Com ele se foi também aquele ranso de falso PCC, que ele transformou em sua marca.

    ResponderExcluir
  7. Celso Freita não é aquele que fez o GLOBO REPORTER,denunciando as atividades do proprietário da iurd, fez acusações de curandeirismo, extrosões, roubos e lavagens de dinheiro. Cruzes como esse mundo é pequeno agora ele come nas mãos do proprietário, faz o que ele quer. gente sem carater esse mundo de Televisão!

    ResponderExcluir
  8. servil, puramente servil.

    ResponderExcluir
  9. Gugu irá se arrepender do que fez daqui há 8 anos ,pois a record não vai mais o querer,pois ele estará com 58 anos e ainda ele irá pedir 6 milhões,época em que se espera que a universal esteja quebrada para acabar de tirar os artistas de todos.Silvio Santos pode ter até morrer neste periodo e dai o sbt nunca mais lhe abrirá as portas.Ele não levou sua religião a sério pois sinto saudades da ultima reportagem que ele fez em roma e vejo que nem o domingo legal nem o seu programa na record terão mais.Ele provou que ele serve ao dinheiro e nada mais.Gugu não passa de um falso,nunca teve caráter.Sempre quis crescer nas costas de Silvio e aconteceu .

    ResponderExcluir

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...