sábado, 23 de maio de 2009

Mundo de brinquedo




Essa foto saiu no UOL após a final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Santos. Fim de tarde, jogadores em plena disputa, arquibancadas cheias, estádio bonito... situação perfeita para um belo cartão-postal. Mas não saiu bem assim: foto desfocada, um lance banal do jogo, mas...

Achei sensacional!

Porque não parece ser um jogo de verdade, mas sim uma maquete, uma miniatura. Os jogadores parecem bonequinhos e nem mesmo o campo parece de verdade. Mérito total do fotógrafo, que não anotei quem era.

Esse efeito é conseguido em Photoshop, mas também com a utilização de lentes tilt-shift, segundo informa o entendido no assunto Igor C. Barros, não só em fotos panorâmicas mas também em vídeos, com resultado sensacional.

A indústria das diversões eletrônicas se esmera para fazer videogames que sejam cada vez mais próximos da realidade, nos movimentos, nas expressões e rostos dos jogadores, nas camisas e estádios iguaizinhos aos de verdade. Aqui aconteceu o inverso: o mundo real deixando-se parecer com um faz-de-conta.

2 comentários:

  1. É muito bacana, mesmo! Trata-se de uma técnica que em inglês se chama "tilt-shift miniature faking". Não acho que o efeito tenha sido obtido com uma lente própria, embora seja possível, e sim que essa imagem foi editada num photoshop da vida, coisa que já vi gente fazendo. Olha só outros exemplos legais:

    ("http://themuellers.ca/wordpress/?p=891")
    Tem o castelo de Neuschwanstein!

    ("http://my.opera.com/sno/blog/2009/02/09/first-steps-into-tilt-shift-photography")
    Aqui parecem brinquedos mesmo!

    Aliás, quando você vai aprender a mexer no Photoshop, hein? xD

    ResponderExcluir
  2. não sei quando vou aprender a usar o Photoshop.

    mas então quer dizer que isso não foi uma foto tirada com sorte pelo fotógrafo e sim trabalhada com recursos de computação?

    fiquei um pouco decepcionado...

    ResponderExcluir

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...