segunda-feira, 4 de maio de 2009

Em busca da fita desaparecida



Muita gente já viu a cena: ao vivo no programa TV Mulher, Ney Gonçalves Dias disserta empolgadamente sobre pessoas que seguram a porta do elevador com o pé. Nesse momento, seu entusiasmo se transforma em tragédia televisiva, quando acidentalmente toca no pé da mesa, derrubando-a. Na ânsia de tentar segurar as coisas no lugar, o veterano apresentador se estabaca no chão junto com o tampo da mesa e toda a papelada.

A cena, de tão antológica, já mereceu reprise no Video Show e no Programa do Jô.



O que pouca gente sabe é que esse mico histórico, e muitos outros, todos da TV Globo São Paulo, foram reunidos - não se sabe por quem - numa fita VHS chamada As Gafes da Globo em 84. Segundo reportagem do Jornal do Brasil, de 16 de julho de 1985, com essa fita "mergulha-se numa Globo surpreendente e menos pomposa ao que a que se vê todo dia. Aqui, o que pinta de novo na tela da Globo é um punhado de besteiras, erros, palavrões e brincadeiras entre jornalistas e entrevistados"

A barata que pousou no terno do apresentador do Jornal da Globo, o ministro que, durante entrevista, tromba com força o nariz na parede, a dificuldade em pronunciar o nome do mafioso Tommaso Buscetta sem que soe pornográfico, o repórter assediado por um fã gay, tudo isso e muito mais que nem imaginamos foi registrado em 30 minutos hilariantes, e fizeram o maior sucesso nos videoclubes do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Infelizmente, a evolução tecnológica, implacável, fez sumir os videoclubes antes que esse festival de pérolas pudesse encontrar seu regozijo no YouTube, para deleite de milhões de telespectadores-internautas.

Nós do blog Transcendentes acreditamos que alguma cópia dessa fita deve ter sobrevivido e existe perdida ou esquecida em algum lugar. Por isso, estamos começando uma campanha para achá-la. Vamos panfletar e divulgar essa história sensacional e, quem sabe, um dia As Gafes da Globo em 84 reaparecerá.

E aí, não terá Top Five do CQC nem Anti Video Show que se preze para agüentar as tantas imagens preciosas que essa fita deve conter!

Faça parte de nossa campanha e lute pela memória da nossa televisão!



UPDATE

Ainda não encontramos a fita, mas chegamos perto. Estes dois vídeos com compilações de gafes da Globo trazem algumas das cenas da fita que estamos procurando:



12 comentários:

  1. O "Filme do Bátima" tem palavrão demais pro meu gosto... Essa fita sim, eu gostaria de ter assistido! E olha que em 1985 eu tive a oportunidade de ler inteira uma listagem, batida a máquina, dos títulos da videolocadora que o meu pai ficou sócio na época (muitos dos títulos eram piratex) e não me lembro de nada parecido.

    ResponderExcluir
  2. Ow, esse vídeo é mto loko, eu ri muito XD

    O pior é que isso acontece com frequencia; vamos tentar salvar o desastre e provocamos uma catástrofe... hahaha

    E se essa fita existir, logo deve aparecer, com todas as facilidades tecnológicas de se ressuscitarem videos antigos e tal...

    ResponderExcluir
  3. Embora tenha um monte de material desse tipo no YouTube (da Globo, inclusive), a fita mesmo nunca achei... e olha que estou procurando por ela desde o final dos anos 80!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho perdida em casa, vou procurar e disponibilizar o material

      Excluir
  4. de onde vem essa foto do Celso botando a mão na cabeça ?

    ResponderExcluir
  5. Danilo, a foto é uma captura de tela da coleção particular de telejornais do Celso. Eu não tenho nada a ver com isso! hehehe

    ResponderExcluir
  6. A REDE GLOBO E UMA FABRICA DE GRANDES TALENTOS !!!!!

    ResponderExcluir
  7. já que sou seu admirador desde que criança dava para mandar uma passagem de avião para eu conhecer os estudio da rede globo !!!!! a emissora que eu amo !!!! sou fiel á vçs até dentro do fogo !!!!! o meu celular é ( 041 88 9976 3209 ) ( Reriutaba Ceará )

    ResponderExcluir
  8. eu quero a fita das gafes da globo!!

    ResponderExcluir
  9. ACHARAM A FITA! https://www.youtube.com/watch?v=hkHfP_yoxQc

    ResponderExcluir
  10. Já acharam a fita. O vídeo é de Mauro Cícero, que na época (1983) fazia parte dos quadros da TV Globo São Paulo como responsável pelas artes do jornalismo. E a fita não era de 1984, mas de 1983.

    - O link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=hkHfP_yoxQc

    - Matéria interessante do JBLOG sobre "As Gafes da Globo": http://jblogbloquinhovirtual.blogspot.com.br/2016/06/gafes-desaparecidas-da-globo-ressurgem.html

    ResponderExcluir

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...