domingo, 7 de dezembro de 2008

Cooperativa de Pinheirinhos


Sempre quis saber por que todo logotipo de cooperativa tem um círculo com dois pinheiros dentro... ou seriam duas flechas para cima?

O Google sabia a resposta. Devia ter perguntado antes. E descobri uma porção de coisas.

Primeiro, uma explicação didática do que seja uma cooperativa, segundo o site da Coopera, uma cooperativa voltada à energia elétrica:

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.


O site dessa cooperativa e também outras fontes na internet me fizeram descobrir que o círculo em volta dos pinheirinhos representa a eternidade, pois é uma figura que não tem começo nem fim. E as duas árvorezinhas, como flechas para o alto, são símbolo universal do cooperativismo, pois sobrevivem em terras pouco férteis, unidos para demonstrar sua facilidade em se multiplicar.

As cores verde e amarela são coincidentemente as mesmas do nosso País. Não é por causa do Brasil que são essas cores, não. Aliás, se fosse pra ser algo nacionalista, pela descrição do que representam os pinheiros, melhor que no lugar deles fossem dois cactos sertanejos, não? A relação lógica é a seguinte: verde é árvore, árvore é natureza, natureza é vida, equilíbrio e futuro. Amarelo é o sol, sol é vida, é calor, é energia. Pronto.

Junta tudo e beleza.

A bandeira universal do cooperativismo, no entanto, não tem nada a ver com os pinheiros, mas tem cores. É um arco-íris, igual à bandeira dos movimentos gays. Vai ver, é por isso que preferiram usar os pinheiros, para evitar confusões.

Interessante, pois!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...