terça-feira, 1 de julho de 2008

Até tu, Estadão?

Boatos correm soltos na internet e repercutem em diversos sites (ex: Meio e Mensagem, Arena Pública, Portal Imprensa, Yahoo! Notícias, Direito à Comunicação) dizendo que as Organizações Globo estavam prestes a comprar ou compraram a S.A. O Estado de S. Paulo, que publica os jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, controla a OESP Mídia, a Rádio Eldorado AM e FM, a Agência Estado e os portais de internet Estadao.com e Limao.com. A Globo todo mundo sabe dona do que ela é... juntas, as duas empresas lançaram o site de classificados Zap.

Será mesmo verdade que o Estadão está mudando de mãos? O jornal de maior circulação na Grande São Paulo e a maior agência de notícias do país certamente interessariam a qualquer grupo de comunicações. Há quem já diga que a família Mesquita, proprietária do Grupo Estado, já tenha recebido tantos e tantos milhões... é bom lembrar que, antes de tudo, é uma Sociedade Anônima, e há que se lembrar dos acionistas com poder de controle.

Mas, sendo verdadeiro o que corre à boca pequena, será um triste fim de linha (editorial) de um jornal que já teve entre seus redatores Rangel Pestana, Monteiro Lobato, Euclides da Cunha Plínio Barreto e tantos outros que hoje dão nome a praças e avenidas da cidade, e que, neste ano, relembra os 30 anos da ditadura, período em que, censurado, publicava como forma de protesto, versos de Os Lusíadas e receitas de bolo nos espaços de reportagem deixados vazios.

Em que "ão" estão pensando os diretores do Estadão?

2 comentários:

  1. Isso seria de fato muito triste!
    A midia, num contexto teorico, nao deveria ser tendenciosa, porem não é isso que vemos no Brasil (vide revista Veja) e nem se isso acontece em outros paises.

    Mas a Grupo Globo de Comunicação é, em minha visão, o viés mais tendencioso e oportunista desse país. Temo que o Estadão e todo o conglomerado vá pras mãos dos Marinhos.

    Parabens pelo post, muito bom!
    Grande abraço e sucesso

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. "ão" de dinheirão

    ResponderExcluir

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...