sexta-feira, 27 de junho de 2008

Que falta faz o Flávio Cavalcanti...

Há uns 15 anos, jovens e adolescentes ouviam músicas compostas e executadas por pessoas que usavam drogas, e eram criticadas por isso. Hoje, jovens e adolescentes ouvem músicas que são umas drogas e ninguém diz nada.

Essa é uma frase que eu criei na noite de sábado, voltando para casa de ônibus, enquanto vários garotos e garotas conversavam animadamente e cantavam com um celular tocando músicas "da moda", digamos assim, bem alto... aliás, tem uma velha lei municipal em vigor que proíbe o uso de aparelhos sonoros nos coletivos. Mas é norma sem sanção...

As pessoas mais velhas, como o meu pai, quando ouvem essas canções atuais, sempre citam o Flávio Cavalcanti. Famoso apresentador dos anos 70 e 80, tecia duras críticas musicais e quebrava discos de que não gostava, sem pestanejar. Brega, mau gosto e imoralidades não tinham vez com ele. Em seus programas, promovia concursos de compositores, que tinham de inventar uma letra de samba na hora, que seria submetida a um júri especializado e às palmas da platéia. Hoje em dia, Flávio é pouco lembrado.

As coisas mudam, os gostos e costumes mudam. Mas creio que a frase acima mereça uma reflexão. Interprete-a como quiser. Acho as músicas atuais ruins, mas não vou fazer nenhum outro juízo. O debate está lançado.

2 comentários:

  1. Eu tbm acho q muitas das músicas produzidas hj são deveras ruins, mas não sei viu... às vezes penso q o sentimento de "no meu tempo era melhor" turva um pouco nosso gosto: pra além do q "é bom" ou "é ruim", gostamos daquilo de q fizemos parte efetiva (infância, juventude, enfim: formação).
    Mas, certamente, acho q tudo isso tem a ver com o morasmo mundial pelo qual passamos... sociedade pós-moderna é muito tenso...
    XP

    ResponderExcluir
  2. É que cada vez o capitalismo, como foi com o direito, pretende-se além de qualquer moral: "pagando bem, que mal tem, não é mesmo?".

    ResponderExcluir

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...