domingo, 17 de fevereiro de 2008

Os sebos

Hoje não farei um post prolongado, apenas complementarei a postagem anterior do meu sócio Hamilton, sobre a origem do termo "sebo", as lojas que vendem principalmente livros e discos usados, muito famosas no centro de São Paulo, por exemplo.

Em princípio, o significado óbvio de "sebo" relaciona-se a sujeira, poeira, algo que é formado por falta de limpeza com o passar do tempo. Desse modo, os sebos originaram-se do costume, presente entre alunos universitários, de vender seus livros usados e que provavelmente não seriam mais úteis para os novos alunos. Sem dúvidas é um ato nobre, pois transmite o aprendizado a novas cabeças. Assim sendo, o "sebo" seria um modo de caracterizar a sujeira que inevitavelmente era acumulava quando um livro passava por várias mãos. Já ouvi dizerem que a denominação surgiu na Faculdade de Direito de São Paulo (um outro costume muito forte no centro da cidade: relacionar tradições e denominações de lugares, lanches ou costumes com a Faculdade), no entanto encontrei uma versão divergente.

Tal teoria ensina que o termo vem do tempo em que se lia com o auxílio de luz de vela, cujo sebo pingava nos livros (créditos ao "Blog da Livraria Osório - SEBO"). Ainda conforme essa explicação, os sebos surgiram na Europa, por volta do século XVI. No começo não havia livros, portanto vendiam pergaminhos e alfarrábios (sabiamente citados pelo meu companheiro na tabela à esquerda, como compilação de documentos antigos).

Creio que a teoria relacionada à sujeira faça mais sentido, afinal não é tão difícil ler um livro à luz de velas sem derrubar sebo nele... No entanto, creio que a data está mais correta, afinal vender objetos usados deve ser um hábito bem antigo e inerente ao ser humano desde as trocas mais primitivas, quando o comércio surgia no mundo.

Espero voltar a postar em breve, novas idéias esperam brotar em breve nesse mesmo endereço e possivelmente nessa semana... Até lá!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...