quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Maniqueísmo, debate e audiência

A fórmula "o bem contra o mal" é o que de mais velho há para a construção de um enredo. Folhetins, novelas, filmes e demais babaquices hollywoodianas bebem e se esbaldam nessa fonte. Embora esse antagonismo perfeito esteja fora de moda em seu uso literário-dramatúrgico, ante a adoção de uma visão mais realista dos comportamentos sociais, tem uso popular, fazendo "vítimas".

Muitas vezes as pessoas tecem considerações nesse tom para defender seus pontos de vista. Exageram na crítica, extrapolam a dose negativa daquilo que lhes é contrário e jogam todo o confete (aproveitando a proximidade das festas de Momo) no que lhes é caro. É comum nos debates, nos bate-bocas, nas conversas de bar. É a típica defesa apaixonada de seus pontos de vista; apaixonada, porém cega à opiniões divergentes.

Tudo isso porque quero chegar à pontinha de um iceberg. É a guerra de audiência e de valores ora travada entre a TV Globo e a emergente Record. A Rede Record aumentou seus índices de audiência e não esconde de ninguém que sua grande pretensão é alcançar a primeira colocada, esnobando a vice-líder, o SBT. E faz diversas provocações à posição da concorrente.

A Globo sempre fora taxada de bairrista, de apoiadora da ditadura militar, de monopolista, aquela televisão sempre em conluio com os políticos poderosos, elitizada, que faz censura etc. Críticos propagandeiam o documentário "Muito Além do Cidadão Kane" (Beyond Citizen Kane, 1993, dir. Simon Hartog), da Channel 4 de Londres, cuja exibição é proibida no Brasil, e que mostra os bastidores políticos da Vênus Platinada. Existe muita hipocrisia em relação a esta estação de TV. Sempre teve uma relação de amor e ódio com o público, que afirma que não gosta dela, mas não arreda em assisti-la.

Com a ascensão da emissora paulista, passou-se a ouvir com maior freqüência comentários de satisfação com a aparente crise da líder carioca. Ao mesmo tempo em que criticam a rede dos Marinho, exaltam a rede dos Macedo. A Record veio para escancarar a sujeira da Globo, ela vai derrubar a Globo e acabar com seu poder! O monopólio vai acabar, é o que dizem por aí. Alerta, alerta. Maniqueísmo detectado! Mocinho e bandido encontrados. A Globo já atacou a Igreja Universal por diversas vezes, denunciando extorsões, charlatanismo, curandeirismo e métodos aéticos de pegar dinheiro dos fiéis. A Record e a IURD também já fizeram denúncias e apresentaram na TV os financiamentos do BNDES para saldar dívidas globais. E não pára por aí.

Tal guerra mercadológica deixa esse fruto trágico para o bom debate, o do maniqueísmo. E essa visão distorcida da realidade nos questiona as razões de tamanha intolerância. Seria em razão da solidez da opinião dos defensores de cada corrente? Ou a ignorância em relação aos assuntos em pauta, talvez caracterizada pela ação de formadores de opinião mal-intencionados ou igualmente despreparados? O que, afinal, faz com que as pessoas tenham uma visão de mundo tão restrita?

Não podemos esquecer que a acirrada disputa entre as emissoras faz levantar discussões religiosas e morais, já que a Record ergue suas bandeiras e também brande contra o catolicismo e a favor do aborto. Personalidades polêmicas, como o pastor Silas Malafaia, que já bradou contra a Globo, emissora "do demônio", agora alarde seus fiéis em repulsa à Record, que, em sua visão, se "encapetou" ao invés de ser um instrumento evangelizador.

Como disse, é só a ponta do iceberg. Seja futebol, política, religião, TV, qualquer coisa... nos debates estará o maniqueísmo. E se não houver argumento, basta ofender o adversário, desqualificando-o... mas aí já é outra história.

2 comentários:

  1. Belo exemplo para demonstrar uma atitude tão comum. Muito bem escrito!

    Só uma observação: o nome do documentário é "Muito além do Cidadão Kane".

    Estou pensando no meu próximo, espero escrever em breve.

    ResponderExcluir
  2. erro corrigido, obrigado!

    Bom Carnaval, rapaz!

    ResponderExcluir

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...