domingo, 23 de dezembro de 2007

Cadê o Papai Noel?

O bom velhinho anda meio sumido. Neste ano, não apareceu muito, com sua barba, sua roupa de neve e seu suor (claro, usar um traje desses no Brasil dá um suador danado...), tocando seu sino e distribuindo suas balinhas. Eu, pelo menos, não o vi com freqüência.
Vamos ver em seu hábitat natural, os shoppings centers. Estive no Shopping Metrô Tatuapé, e no saguão central a decoração estava bonita, com árvores, jardins, e uma fila enorme para ver... o Shrek! E o burro! Espere... mas e o Papai Noel? Estava lá, com seus aparatos montados num canto do Shopping, num espaço vazio que antes era uma grande loja. Lá estava seu trono, uma ajudante e uma pequena fila de criancinhas. O grosso da massa estava mesmo querendo ver e tirar fotos do Shrek.
Estava descontente com essa postura do shopping, a de maltratrar o bom velhinho, uma figura tão marcante do Natal. Depois pensei... as pessoas também não estão lá interessadas em vê-lo... shopping é lugar de passeio de adolescentes e de pré-adolescentes, que querem ali desfilar seus estereótipos, ver e ser vistos. Sacar os seus celulares e tirar fotos do ogro verde.
Enquanto isso, o barbudo de roupa vermelha fica lá no canto dele, como uma tradição esquecida. Como o vovô, de quem um dia a família cansa e coloca no asilo. Ano que vem, onde estará Santa Claus? Talvez entregando balinhas na esquina do shopping.
Papai Noel, figura criada para a publicidade da Coca-Cola em meados do século XX, que se tornou universal do Natal. Uma imagem comercial suplantada por outra imagem comercial moderna, o personagem Shrek.
E o menino Jesus? Tinha algum presépio? Bom, lá no shopping...

Um Feliz Natal pra você.

Ah, e não esqueça, a Globo vai passar "Shrek, especial de Natal" dia 24! Não perca!

Um comentário:

  1. Interessante a idéia de quebra de tradições... Na faculdade isso dá uma discussão danda! Hehehe

    Abraço

    ResponderExcluir

Talvez você se interesse por:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...